Denúncias, anúncios, lamentos e lutas: a educação escolar indígena em foco / Complaints, announcements, laments and struggles...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4259Resumo
Neste pequeno texto, apresentamos formas de agressões e retiradas de direitos experienciados contra a população indígena após o golpe de 2016. Abordamos as ações autoritárias do governo de Bolsonaro/Mourão contra a população brasileira, no geral, e contra os povos indígenas, em particular. Apresentamos ainda duas experiências que consideramos exitosas: a primeira em termos de ações pedagógicas voltadas para a formação de professores indígenas e a segunda voltada para a formação continuada de professores não indígenas. Ambas se inserem dentro da temática da educação escolar indígena. Para a construção da narrativa, nos pautamos em materiais produzidos/gerados por estas experiências, em documentos oficiais, publicações eletrônicas e, particularmente, em produções sobre a temática da educação escolar indígena.
Palavras-chave: Golpe; Autoritarismo; Indígena; Educação escolar indígena; Lei 11.645/2008.
Abstract: In this short text, we present forms of aggression and withdrawal of rights experienced against the indigenous population after the 2016 coup. We address the authoritarian actions of the Bolsonaro/Mourão government against the Brazilian population in general and against indigenous peoples in particular. We also present two experiences that we consider successful: the first in terms of pedagogical actions focused on the formation of indigenous teachers and the second on the continuing education of non-indigenous teachers. Both fall within the theme of indigenous school education. For the construction of the narrative, we are guided by materials produced / generated by these experiences, official documents, electronic publications and, particularly, productions on the theme of indigenous school education.
Keywords: Coup; Authoritarianism; Indigenous school education; Law 11,645/ 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).