Processos de formação humana e desafios à educação popular no Brasil / Processes of human education and challenges...

Autores

  • Adelino José de Carvalho Dias

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4267

Resumo

O artigo se ocupa da discussão sobre os desafios postos à educação essencialmente popular no Brasil em face dos processos de formação humana definidos pela mundialização do capital no mundo atual. Interessa refletir acerca das dificuldades para a construção de uma educação coletiva e emancipadora diante de projetos educacionais que se amparam na narrativa que responsabilizam o sujeito por seu processo de formação, anunciando ainda que a sua busca por qualificação e preparação para o ingresso e permanência no mundo do trabalho define o aumento de sua “empregabilidade”, constituindo-se como caminho único para alçá-lo a melhores condições de existência.

Palavras-chave: Formação humana; Educação popular; Contradição.


Abstract: The article deals with the discussion on the challenges posed to essentially popular education in Brazil in the face of the human formation processes defined by the globalization of capital in the current world. It is interesting to reflect on the difficulties for the construction of a collective and emancipatory education in the face of educational projects that are supported by the narrative that hold the subject responsible for their training process, also announcing that their search for qualification and preparation for entering and remaining in the world of work defines the increase of its “employability”, constituting itself as a unique way to raise it to better conditions of existence.

Keywords: Human education; Popular education; Contradiction.

Biografia do Autor

Adelino José de Carvalho Dias

Graduação em História - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (1994) e em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1995). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e doutor pelo mesmo Programa (2014), pesquisando as políticas públicas para os cursos de Direito nas últimas décadas. É professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE) no curso de Direito desde 2004, atuando com ênfase na docência em Direito Constitucional e desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica. É Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação: Formação Docente para a Educação Básica - Mestrado Profissional (PPGEB/UNIUBE).

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Publicado

2020-07-16