Práticas populares de enxertia e os saberes botânicos envolvidos: possibilidades da integração de saberes no ensino de ciências e Biologia

Autores

  • Nataly Mendes Neves UFTM
  • Verônica Klepka UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6053

Resumo

A enxertia constitui no processo de conexão de tecidos vegetais de duas plantas, indivíduos diferentes que passam a se desenvolver como se fossem um só. É considerada uma técnica antiga e está relacionada aos povos tradicionais. Considerando a dificuldade de ensino aprendizagem na disciplina de botânica, conhecer os diferentes modos de se praticar a enxertia é um importante mecanismo de aproximação dos saberes botânicos exercidos cotidianamente ao ensino de biologia. Assim, este trabalho objetivou investigar as práticas de enxertia desenvolvidas por comunidades populares locais e os saberes botânicos envolvidos de modo a apontar as possibilidades de integração da temática ao ensino de Ciências e Biologia. Para isso, foram entrevistados três homens que desenvolviam técnicas de enxertia em plantas. A pesquisa foi conduzida mediante entrevista semiestruturada e os discursos provenientes das entrevistas foram submetidos à análise qualitativa. Percebemos que as técnicas de enxertia possuem um grande potencial para o estudo e compreensão dos processos fisiológicos, anatômicos e reprodutivos das plantas, possibilitando integrar os saberes populares aos científicos na sala de aula tornando o ensino de botânica significativo e contextualizado tanto para a o educador e o educando.

Biografia do Autor

  • Nataly Mendes Neves , UFTM

    Graduanda em Licenciatuta em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

  • Verônica Klepka, UFTM

    Doutora e Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática. Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. 

Downloads

Publicado

2022-11-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Práticas populares de enxertia e os saberes botânicos envolvidos: possibilidades da integração de saberes no ensino de ciências e Biologia. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 178–204, 2022. DOI: 10.18554/cimeac.v12i2.6053. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/6053. Acesso em: 17 dez. 2025.