Práticas populares de enxertia e os saberes botânicos envolvidos: possibilidades da integração de saberes no ensino de ciências e Biologia

Autores

  • Nataly Mendes Neves UFTM
  • Verônica Klepka UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6053

Resumo

A enxertia constitui no processo de conexão de tecidos vegetais de duas plantas, indivíduos diferentes que passam a se desenvolver como se fossem um só. É considerada uma técnica antiga e está relacionada aos povos tradicionais. Considerando a dificuldade de ensino aprendizagem na disciplina de botânica, conhecer os diferentes modos de se praticar a enxertia é um importante mecanismo de aproximação dos saberes botânicos exercidos cotidianamente ao ensino de biologia. Assim, este trabalho objetivou investigar as práticas de enxertia desenvolvidas por comunidades populares locais e os saberes botânicos envolvidos de modo a apontar as possibilidades de integração da temática ao ensino de Ciências e Biologia. Para isso, foram entrevistados três homens que desenvolviam técnicas de enxertia em plantas. A pesquisa foi conduzida mediante entrevista semiestruturada e os discursos provenientes das entrevistas foram submetidos à análise qualitativa. Percebemos que as técnicas de enxertia possuem um grande potencial para o estudo e compreensão dos processos fisiológicos, anatômicos e reprodutivos das plantas, possibilitando integrar os saberes populares aos científicos na sala de aula tornando o ensino de botânica significativo e contextualizado tanto para a o educador e o educando.

Biografia do Autor

Nataly Mendes Neves , UFTM

Graduanda em Licenciatuta em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Verônica Klepka, UFTM

Doutora e Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática. Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. 

Downloads

Publicado

2022-11-24

Edição

Seção

Artigos