Da curiosidade à compreensão: o ensino investigativo como caminho para a alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8517Abstract
O objetivo deste artigo foi o de analisar o desenvolvimento de uma atividade com o Ensino Investigativo relacionada a Alfabetização Científica, realizada por duas alunas, nas aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual situada em Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul (MS), sobre Leishmaniose canina, com a orientação da professora da turma. A análise da atividade se deu pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016), em que é possível verificar as etapas de pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados. A relevância deste estudo está associada ao aumento de casos de Leishmaniose canina em várias regiões do Brasil, tornando necessária a compreensão dos professores sobre as implicações da doença para a Saúde e Meio Ambiente e como compartilhar conhecimentos sobre o tema com os estudantes. Ademais, para os estudantes a consulta em plataforma digital, a coleta de dados por meio de aplicação de questionário, o registro contínuo no DB e a construção do RP contribuíram para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como: análise crítica, argumentação científica e comunicação. Dessa forma, destaca-se a importância do EI e da ACi no ensino de Ciências, demonstrando que essa prática didática favorece não apenas a compreensão dos conteúdos científicos, mas também a formação de cidadãos críticos e preparados para atuar na sociedade do século XXI, com responsabilidade e conhecimento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
10.18554/cimeac
