Educação, sociologia e cursinhos populares: entrevista com Dulce Whitaker
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v3i1.1446Abstract
Entrevista com Dulce Whitaker coordenada por Danilo Seithi Kato (UFTM). Whitaker é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr-Unesp). Graduada em Ciências Sociais (Unesp), ela realizou estudos de mestrado e doutorado em Sociologia na USP, além do pós-doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra). Autora de váriose studos e pesquisas (livros, artigos, capítulos), Whitaker trabalha, basicamente,com temas relacionados a cultura, ideologia, Sociologia da Educação e Sociologia Rural. Antes da carreira docente em universidade pública, ela trabalhou em cursinhos: nossa conversa tratou justamente da inter-relação entre as atividades acadêmicas (pesquisas em Sociologia) e a discussão sobreo cenário educacional brasileiro em suas dimensões políticas e sociais. A entrevista foi realizada em maio de 2013 na FCLAr-Unesp, em Araraquara. Decidimos manter o caráter da oralidade na transcrição da fala de Dulce Whitaker. Apoio: Felipe Ziotti Narita.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).