Participação social na perspectiva da educação popular: suas especificidades e potencialidades na Atenção Primária à Saúde / Social participation from the perspective...

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4117

Abstract

O presente artigo aborda a participação social na perspectiva da educação popular, com o objetivo de analisar as especificidades e potencialidades da participação na Atenção Primária à Saúde (APS). Caracteriza-se metodologicamente como abordagem teórica, situada nos referenciais da análise dialética, utilizando-se de bibliografia clássica e amplamente referenciada, bem como da livre observação de experiências acompanhadas. Como resultados, percebeu-se uma relação direta entre a participação social, orientada pela educação popular, e a peculiaridade da Atenção Primária à Saúde. Esta, embora caracterizada pelo diálogo fraterno e solidário, por vezes tenso e conflituoso, dá-se, sobretudo, de maneira fundamentalmente construtiva entre os diferentes sujeitos, saberes e prioridades. Assim, contribui para a distinção da APS no Sistema Único de Saúde (SUS) perante outros modelos de atenção e cuidado.

Palavras-chave: Educação popular; Participação social; Atenção Primária à Saúde.

 

Abstract: This article addresses social participation from the perspective of popular education, with the aim of analyzing the specificities and potential of participation in Primary Health Care (PHC). It is methodologically characterized as a theoretical approach, located in the references of dialectical analysis, using classic and widely referenced bibliography, as well as the free observation of accompanied experiences. As a result, there was a direct relationship between social participation, guided by popular education, and the peculiarity of Primary Health Care. This, although characterized by fraternal and solidary dialogue, sometimes tense and conflicting, occurs, above all, in a fundamentally constructive way between different subjects, knowledge and priorities. Thus, it contributes to the distinction of PHC in the Unified Health System (SUS) in relation to other models of care and care.

Keywords: Popular education; Social participation; Primary Health Care.

Author Biography

Volmir José Brutscher, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)

Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier e Universidade de Passo Fundo (1997), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2017) e Licenciatura em Pedagogia (2017). Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), atuando com ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos componentes Fundamentos Filosóficos da Educação, Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Estágio Supervisionado. Também tem experiência em Educação Popular com os Movimentos Sociais, centralmente em controle social das políticas públicas, com ênfase em saúde e educação.

 

Published

2020-07-16