Mulheres na docência: experiências de professoras da educação básica em Divinópolis (MG)

Authors

  • Tawani Mara de Sousa Paiva UEMG
  • Carmem Lúcia Eiterer UFMG
  • Maria Augusta Gonçalves Santos Miranda UEMG

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i2.7590

Abstract

Este trabalho parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da iniciação científica na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Divinópolis. O objetivo central é compreender as experiências de professoras da educação básica do município a partir da leitura das interfaces entre gênero e docência. A escolha do município e docentes da educação básica, justifica-se, em grande medida, pela falta de estudos da temática na região. Para tanto, mobilizamos um debate bibliográfico em torno dos conceitos de gênero e docência, no intuito de compreender o que o campo de estudos nos apresenta. Ademais, desenvolvemos a pesquisa numa perspectiva qualitativa. Realizamos entrevistas narrativas com seis professoras de escolas estaduais e de diferentes áreas de formação. A partir das leituras das narrativas foi possível mobilizar três eixos de análise: a escolha da profissão, os atravessamentos da maternidade e a insatisfação profissional.

Published

2025-01-29