Movimientos sociales, educación rural y pedagogía de la alternancia

Autores/as

  • José Henrique Singolano Néspoli UFTM
  • Ricardo Almeida UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i2.7633

Resumen

A partir da emergência das políticas públicas de Educação do Campo, a Pedagogia da Alternância passou a ter um maior destaque no cenário educacional brasileiro. Incialmente ligada a experiência das Escolas Família Agrícola, a Pedagogia da Alternância passou a ser adotada em diversas políticas públicas de educação voltadas para as populações rurais. Neste sentido, o artigo tem por objetivo analisar a história e as características da Pedagogia da Alternância no Brasil, atentando fundamentalmente para a dimensão político-pedagógica envolvida nestas práticas formativas. Tendo em vista também que elas tem contribuído para a ampliação e democratização do acesso à educação junto aos povos do campo.

Biografía del autor/a

  • José Henrique Singolano Néspoli, UFTM

    Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo-UFTM)

Publicado

2025-01-29

Cómo citar

Movimientos sociales, educación rural y pedagogía de la alternancia. CUADERNOS CIMEAC, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v14i2.7633. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7633. Acesso em: 19 may. 2025.