SOCIAL MOVEMENTS, RURAL EDUCATION AND PEDAGOGY OF ALTERNATION

Authors

  • José Henrique Singolano Néspoli UFTM
  • Ricardo Almeida UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i2.7633

Abstract

A partir da emergência das políticas públicas de Educação do Campo, a Pedagogia da Alternância passou a ter um maior destaque no cenário educacional brasileiro. Incialmente ligada a experiência das Escolas Família Agrícola, a Pedagogia da Alternância passou a ser adotada em diversas políticas públicas de educação voltadas para as populações rurais. Neste sentido, o artigo tem por objetivo analisar a história e as características da Pedagogia da Alternância no Brasil, atentando fundamentalmente para a dimensão político-pedagógica envolvida nestas práticas formativas. Tendo em vista também que elas tem contribuído para a ampliação e democratização do acesso à educação junto aos povos do campo.

Author Biography

José Henrique Singolano Néspoli, UFTM

Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo-UFTM)

Published

2025-01-29