A trajetória da Educafro no acesso ao ensino superior e sua luta pela igualdade racial através de curso pré-vestibular popular

Autores/as

  • William Alves Teixeira Faculdade São Luis

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v3i1.1449

Resumen

Em nosso texto trataremos da importância de uma instituição não governamental (Educafro) e sua relevância para uma parcela da sociedade civil. A fim de definir estes aspectos, abordaremos dados vividos e coletados em vários eventos e ações promovidos pela instituição em destaque, enfatizando o seu diferencial educacional e sua base na ação e na promoção da cidadania. Para os sociólogos Monica Pereira dos Santos e Marcos Moreira Paulino (2006), cidadania é caracterizada, fundamentalmente, como participação na democracia (com o poder nas mãos do povo e não nas mãos de uma minoria privilegiada): apartir deste enfoque, a Educafro abrange o tema de forma categórica, além de promover na prática a atuação de todos os alunos perante as discussões atuais da política nacional. Com abrangência nacional, a Educafro (sediada em São Paulo) possui vários núcleos espalhados pela grande São Paulo e pelo estado de Minas Gerais (especialmente entre o Triângulo Mineiro e o Vale do Rio Doce).

Publicado

2013-02-20

Número

Sección

Artigos