A trajetória da Educafro no acesso ao ensino superior e sua luta pela igualdade racial através de curso pré-vestibular popular
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v3i1.1449Resumen
Em nosso texto trataremos da importância de uma instituição não governamental (Educafro) e sua relevância para uma parcela da sociedade civil. A fim de definir estes aspectos, abordaremos dados vividos e coletados em vários eventos e ações promovidos pela instituição em destaque, enfatizando o seu diferencial educacional e sua base na ação e na promoção da cidadania. Para os sociólogos Monica Pereira dos Santos e Marcos Moreira Paulino (2006), cidadania é caracterizada, fundamentalmente, como participação na democracia (com o poder nas mãos do povo e não nas mãos de uma minoria privilegiada): apartir deste enfoque, a Educafro abrange o tema de forma categórica, além de promover na prática a atuação de todos os alunos perante as discussões atuais da política nacional. Com abrangência nacional, a Educafro (sediada em São Paulo) possui vários núcleos espalhados pela grande São Paulo e pelo estado de Minas Gerais (especialmente entre o Triângulo Mineiro e o Vale do Rio Doce).Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).