Impressões sobre o atendimento na secretaria de um curso de licenciatura intercultural indígena: FIEI/UFMG / Experiences on work in a secretariat of an undergraduate course...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i1.2087Resumen
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre algumas experiências vividas durante o desenvolvimento das atividades de secretaria do curso de Formação Intercultural Para Educadores Indígenas, no que se refere ao atendimento aos estudantes, aos docentes e ao público em geral. Serão apresentados alguns desafios do processo de institucionalização do curso assim como da inserção e aceitação do estudante indígena pela comunidade universitária. Observa-se que os indígenas buscam fortalecer suas identidades na interação com os não indígenas e mesmo entre indígenas. Há também um esforço por parte dos professores e outros profissionais mais próximos deles no curso de que os mesmos tenham seus direitos assegurados. A inserção dos povos indígenas na universidade demonstra o quão importante e necessário é a troca de experiências entre os dois mundos: indígena e não indígena. Aponta também para a necessidade de que se promova o debate e reflexão sobre os povos indígenas e suas demandas. Nesse sentido, considera-se que a reflexão sobre o dia a dia da secretaria poderá contribuir para o aprimoramento da inserção indígena na universidade uma vez que neste espaço o exercício de compreensão do mundo indígena para atendimento às suas demandas é potencializado.
Palavras-chave: Povos indígenas; Direitos; Ensino Superior.
ABSTRACT: The present work aims to discuss some experiences during the development of the activities of secretariat of the course of Intercultural Training for Indigenous Educators, regarding the attendance to students, teachers and the public in general. It will present some challenges of the process of institutionalization of the course as well as the insertion and acceptance of the indigenous student by the university community. It is observed that indigenous peoples seek to strengthen their identities in interaction with non-indigenous people and even among indigenous peoples. There is also an effort on the part of teachers and other professionals who are closest to them in the course that they have their rights guaranteed. The insertion of indigenous peoples in the university demonstrates how important and necessary is the exchange of experiences between the two worlds: indigenous and non-indigenous. It also points to the need to promote debate and reflection on indigenous peoples and their demands. In this sense, it is considered that the reflection on the day-to-day work of the secretariat can contribute to the improvement of the indigenous insertion in the university since in this space the exercise of understanding of the indigenous world to attend to their demands is enhanced.
Keywords: Indigenous people; Indigenous rights; Higher Education.
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