Educação e aprendizagem de indígenas Terena: considerações éticas a partir de um estudo etnopsicológico / Education and learning of indigenous Terena: ethical considerations from an ethnopsychological study
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i1.2167Resumen
Aspectos e interlocutores de uma pesquisa etnopsicológica com indígenas terena da aldeia Kopenoty na Terra Indígena de Araribá, no município de Avaí – SP – suscitam a reflexão ética sobre práticas educativas na escola indígena no ensino fundamental e do contato escolar com não indígenas em contexto urbano no ensino médio e superior, em que se relatou e se observou o não reconhecimento de formas étnicas particulares de aprendizagem e suas decorrências em espaços supostamente interculturais. Considerou-se a exclusão e o antecedente de dificuldades históricas enfrentadas pelos povos indígenas e suas consequências na configuração atual entre povos indígenas e a educação regular, em que existe uma relação de subordinação a modelos etnocêntricos. Também se aponta como o modelo de conhecimento não indígena afeta as instâncias da escola indígena, do ensino fundamental ao ensino superior, como as práticas informais de aprendizagem que são interpeladas pelo formato de aprendizagem e valores não indígenas e assim são desvalorizadas. A reflexão conduziu para a necessidade de, em todas as instâncias mencionadas, reconhecer os terena como tradutores culturais, enquanto capazes de se apropriarem das diversas concepções de conhecimento a partir de seus valores particulares à fim de que possam se relacionar com a aprendizagem de forma não subalterna ao modelo etnocêntrico.
Palavras-chave: Educação; Povos indígenas; Escuta psicológica; Interculturalidade.
ABSTRACT: Aspects and interlocutors of an ethnopsychological research with indigenous Terena from the Kopenoty village in the Araribá Indigenous Territory in the city of Avaí - SP - raise ethical reflection on educational practices in the indigenous school in elementary school, and on school contact with non - indigenous people in urban context in the secondary and higher education, in which the non-recognition of particular ethnic forms of learning and their consequences in supposedly intercultural spaces was observed and reported. The exclusion and antecedents of historical difficulties faced by indigenous peoples and their consequences for the current configuration between indigenous peoples and regular education was considered, in which there is a relation of subordination to ethnocentric models. It is also pointed out how the non-indigenous knowledge model affects the instances of indigenous school, elementary education and even higher education, as well as informal learning practices that are questioned by regular learning format and non-indigenous values and thus are devalued. Reflection has led to the urgence, in all instances, to recognize the terena as cultural translators, while being able to appropriate diverse conceptions of knowledge from their particular values so that they may relate to learning in a not subaltern way to the ethnocentric model.
Keywords: Education; Indigenous peoples; Psychological listening; Interculturality.
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