O currículo da área de ciências e a construção de uma pedagogia intercultural: a formação de educadores indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / The science area curriculum and the construction of an intercultural pedagogy: the formation of indigineous educators...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i1.2172Resumen
Nesse trabalho apresentamos experiências curriculares vividas no Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), área de Ciências da Vida e da Natureza (CVN), e nossa busca por compreender as interações entre os saberes tradicionais dos povos indígenas e o conhecimento científico em sala de aula. Para Aikenhead (2009) a educação científica nas aulas de ciências pode ser compreendida em termos do cruzamento de fronteiras culturais, a partir das experiências vividas pelos estudantes dentro e fora de sala de aula. Consideramos que a diversidade étnica presente em nossas salas de aula serve de âncora para uma pedagogia intercultural: a integração de grupos culturais distintos em espaço de reconhecimento e intercâmbio recíproco. A equipe de professores da habilitação CVN tem trabalhado os conteúdos de Física, Química e Biologia integrados por eixos temáticos, como instrumentos articuladores tanto das disciplinas entre si quanto na abertura do currículo para questões vivenciadas pelos professores indígenas em suas escolas. Aqui refletimos sobre os significados atribuídos a partir de leituras, discussões que fazemos em equipe e das avaliações dos alunos sobre os Módulos de aula. Pretendemos, sobretudo, a partir desta reflexão, subsidiar a construção de currículos e práticas inovadoras nas escolas indígenas, sempre permeadas pelo diálogo intercultural entre os saberes tradicionais dessas comunidades e o conhecimento científico acumulado historicamente. Questionamos: É possível pensar numa pedagogia da interculturalidade, ancorada em um projeto social que tenha como eixo norteador uma solidariedade emancipadora?
Palavras-chave: Pedagogia intercultural; Ensino de ciências; Organização do currículo.
ABSTRACT: In this work we present curricular experiences lived at the Intercutural Undergraduate Program for Indigenous Educators in the modality of Life Sciences and Nature of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), and our search for understanding the interactions between traditional knowledge of indigenous peoples and scientific knowledge in the classroom. For Aikenhead (2009) science education in science classes can be understood in terms of crossing cultural boundaries, from the experiences lived by students inside and outside the classroom. We consider that the ethnic diversity present in our classrooms serves as an anchor for an intercultural pedagogy: the integration of distinct cultural groups into a space of reciprocal recognition and exchange. The teaching team of CVN has worked on the contents of Physics, Chemistry and Biology, integrated by thematic axes, as articulating instruments of the disciplines between them as well as in the opening of the curriculum for questions experienced by indigenous teachers in their schools. Here we reflect on the meanings attributed from readings, discussions we make in the team, and from student assessments of Classroom Modules. We intend, above all, from this reflection, to subsidize the construction of curricula and innovative practices in indigenous schools, always permeated by the intercultural dialogue between the traditional knowledge of these communities and the historically accumulated scientific knowledge. We question: Is it possible to think of a pedagogy of interculturality, anchored in a social project whose guiding principle is emancipatory solidarity?
Keywords: Intercultural pedagogy; Science teaching; Curriculum organization.
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