O desastre socioambiental da Samarco: rastreando as controvérsias a partir de uma oficina pedagógica com jornais / Samarco's socio-environmental disaster: tracing controversies...

Autores/as

  • Alexsandro Luiz dos Reis Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3424

Resumen

O presente trabalho apresenta o rastreio das controvérsias que se emergiram a partir do desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos, com uma turma em ano final do ensino médio da rede pública de ensino. Nesse caminho, utilizamos como suporte teórico-analítico os princípios da Teoria Ator-Rede (TAR) para analisarmos as circulações, fluxos e movimentações, a partir das translações entre os actantes, no caso deste trabalho, alunos, professor e jornais. Decorridas as análises observamos que a partir dos momentos de discussões, debates e produção escrita realizada, muitas foram as controvérsias que se emergiram. Ressaltamos ainda, que por meio da oficina pedagógica com jornais, os alunos puderam discutir as nuances do desastre, bem como discutir e refletir sobre as intencionalidades das matérias que continham o desastre como manchete. Dessa forma, a oficina se apresenta como um importante mecanismo para que os alunos possam trabalhar as implicações da pior tragédia socioambiental ocorrida no Brasil.

Palavras-chave: Controvérsias; Desastre; Oficina.

 

ABSTRACT: The present work presents the screening of the controversies that emerged from the development of a pedagogical workshop to produce journalistic texts, with a class in the final year of high school teaching. In this way, we use as theoretical-analytical support the principles of the Actor-Network Theory (TAR) to analyze circulations, flows and movements, from the translations among the actants, in the case of this work, students, teacher and newspapers. After the analyzes we observed that from the moments of discussions, debates and written production, many controversies emerged. We also emphasize that through the pedagogical workshop with newspapers, students were able to discuss the nuances of the disaster, as well as discuss and reflect on the intentionalities of the subjects that contained the disaster as a headline. In this way, the workshop presents itself as an important mechanism for students to work on the implications of the worst socio-environmental tragedy in Brazil.

Keywords: Controversies; Disaster; Workshop.

Publicado

2019-10-22

Número

Sección

Artigos