Educação popular e emancipação: a "Pedagogia do oprimido" como projeto contra-hegemônico das classes subalternas / Popular education and emancipation...

Autores/as

  • José Henrique Singolano Néspoli Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4065

Resumen

O artigo pretende examinar as relações entre educação popular e emancipação presentes na Pedagogia do Oprimido desenvolvida por Paulo Freire. Segundo este autor, as práticas de educação popular se definem fundamentalmente pelas relações que elas estabelecem com as lutas emancipatórias empreendidas pelos oprimidos. Deste ponto de vista, o texto procura analisar o processo de constituição e emergência histórica do método Paulo Freire no cenário político e educacional brasileiro dos anos 1960 tendo por objetivo examinar as relações que a Pedagogia do Oprimido estabeleceu com as lutas dos trabalhadores e das camadas populares pela emancipação das classes subalternas naquele contexto. Com base nesta perspectiva, o texto aborda a Pedagogia do Oprimido não como uma obra individual de um autor específico, mas como expressão orgânica das classes subalternas e de seu projeto contra hegemônico de transformação da sociedade.

Palavras-chave: História e filosofia da educação, educação e política, Paulo Freire, emancipação das classes subalternas.

 

Abstract: The article aims to examine the relationship between popular education and emancipation present in the Pedagogy of the Oppressed developed by Paulo Freire. According to this author, the practices of popular education are fundamentally defined by the relations they establish with the emancipatory struggles undertaken by the oppressed. From this point of view, the text seeks to analyze the process of constitution and historical emergence of the Paulo Freire method in the Brazilian political and educational scenario of the 1960s with the objective of examining the relations that the Pedagogy of the Oppressed established with the struggles of workers and the popular classes for the emancipation of the subaltern classes in that context. From this perspective, the text approaches the Pedagogy of the Oppressed not as an individual work of a specific author, but as an organic expression of the subaltern classes and their counter-hegemonic project of transformation of society.


Keywords: History and philosophy of education, education and politics, Paulo Freire, emancipation of subaltern classes.

Biografía del autor/a

José Henrique Singolano Néspoli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo-UFTM)

Publicado

2020-07-16