Da avaliação educacional à educação popular: uma análise a partir da perspectiva de Paulo Freire / From the educational evaluation to popular education...

Autores/as

  • Fabíola Dutra Amaral Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Vidal Tavares Universidade de Uberaba
  • Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho Universidade de Uberaba
  • Eloy Alves Filho

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4100

Resumen

Este trabalho procura analisar contextos e conceitos envolvendo a avaliação externa e a educação popular e, partindo do ponto de vista de Paulo Freire, entender como a avaliação insere-se no contexto da educação popular, visando à melhoria da qualidade da educação brasileira. Por meio de abordagem qualitativa, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, de modo a compreender as concepções avaliação e educação popular encontradas na literatura e como elas se integram ao conceito de educação freiriano. Como conclusão, o trabalho destaca que, se pensada a partir do ponto de vista da democratização do aprendizado, as avaliações podem se transformar em um instrumento decisivo para compreender quais as reais necessidades dos estudantes e trabalhadas, dentro do ideal de luta pela inclusão e equidade que a educação popular representa.

Palavras-chave: Avaliação; Educação popular; Paulo Freire.

 

Abstract: This paper intends to analyze the context and concepts involving the outer dimension of educational evaluation and popular education, under Paulo Freire perspective, understanding how the evaluation is inserted in the context of popular education, aiming to improve the quality of Brazilian education. Through qualitative approach, a bibliographic research was performed, in order to comprehend the conceptions of evaluation and popular education found in the given literature and how these are integrated in Freire's educational concept. In its conclusion, this paper highligths that, if considered by the overview of learning democratization, the evaluations may become a decisive instrument to comprehend which are the real necessities for the students and work with them inside the ideal of fighting for inclusion and equity which are represented by the popular education.

Keywords: Evaluation; Popular education; Paulo Freire.

Publicado

2020-07-16