Entre fios, resistências e educação matemática: os tais do Timor Leste
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5090Resumen
Este artigo tem como objetivo articular aspectos da cultura do Timor-Leste com a Educação Matemática Escolar. Especificamente, a investigação descreve e analisa os “Tais”, roupas tradicionais, cuja existência antecede o período colonial e são conhecidos por todo o povo do Timor-Leste. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de inspiração etnográfica e envolveu cinco mulheres tecelãs de diferentes postos administrativos pertencentes ao município de Lautem no Timor-Leste. O material empírico coletado foi analisado tendo como principal referencial teórico a Etnomatemática. Especificamente, neste artigo, foram analisados os padrões e elementos geométricos presentes nos Tais. Assim, foram evidenciadas possíveis articulações com a Educação Matemática a partir do trabalho com sequências, elementos da geometria, paralelismo, perpendicularidade e transformações geométricas. Afirmamos, ao longo deste trabalho que além dos conteúdos matemáticos, existe a necessidade de que as aulas de matemática abriguem discussões que envolvam diferentes dimensões da vida timorense, seja em seus aspectos sociais, políticos e ou culturais.
Palavras-chave: Timor Leste. Tais. Etnomatemática. Educação matemática escolar.
Abstract: This article aims to articulate aspects of the East Timor culture with the School Mathematics Education. Specifically, the research describes and analyzes the tais, traditional clothing, whose existence predates the colonial period and are known to all the people of Timor-Leste. The empirical part of the research was carried out through ethnographic inspiration procedures and involved five weavers women from different posts administratives belonging to the Lautem city in East Timor. The empirical data collected was analyzed with the main theoretical framework to Ethnomathematics. Specifically in this article, the patterns and geometric elements present in the Tais were analyzed. Thus, possible articulations with Mathematical Education were evidenced from the work with sequences, elements of geometry, parallelism, perpendicularity and geometric transformations. However, I punctuate that these concepts should not be disconnected from the tais weaving process. Put in another way discuss the need for math classes entertain discussions involving different dimensions of Timorese life whether in its social, political and or cultural.
Keywords: East Timor. “Tais”. Ethnomathematics. School Mathematics education.
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