v. 11 n. 1 (2021): A educação Sul-Sul em perspectiva crítica: diáspora, identidades e pedagogias decoloniais

					Visualizar v. 11 n. 1 (2021): A educação Sul-Sul em perspectiva crítica: diáspora, identidades e pedagogias decoloniais
Publicado: 2021-06-25

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5566
    Danilo Seithi Kato, Felipe Ziotti Narita
    1-7
  • Apresentação - A educação Sul-Sul em uma perspectiva crítica

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5564
    Alessandro Tomaz Barbosa, Suzani Cassiani
    8-11

Entrevista

  • Diálogo de saberes e pedagogias decoloniais: entrevista com Maria Paula Meneses

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5565
    Maria Paula Meneses, Alessandro Tomaz Barbosa, Suzani Cassiani
    12-31

Artigos do dossiê

  • Reflexiones para una educación decolonial y feminista: un asunto inaplazable

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5315
    Mara Karidy Polanco Zuleta, María Elza Carrasco Lozano, Raquel Güereca Torres
    32-49
  • Educação decolonial: uma pauta emergente para o ensino de Ciências e Matemática

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5357
    Bruna Pontes da Silveira, Julio Omar da Silva Lourenço, Bruno Andrade Pinto Monteiro
    50-73
  • Interlocuções literárias: resistência timorense e parcerias internacionais

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5245
    Marcia Vandineide Cavalcante
    74-90
  • Entre fios, resistências e educação matemática: os tais do Timor Leste

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5090
    Diogo Savio, Claudia Glavam Duarte
    91-111
  • Tempos, espaços e memórias de guerra: diálogos com professores na província da Huíla em Angola

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5262
    Elison Antonio Paim, Solange Maria Luis
    112-138
  • Escrevivência: um olhar decolonial com recorte de gênero a partir da educação de jovens, adultos e idosos

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5273
    Pâmela Vieira Nunes, Simone Ribeiro, Patrícia Montanari Giraldi
    139-162
  • Etnografia como campo de pesquisa na e para a prática docente de professores indígenas Iny-Karajá que ensinam Ciências e Matemática

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5243
    Raimundo Ribeiro dos Santos, Elisângela Aparecida Pereira de Melo
    163-191
  • O corpo negro não tem nome: enfrentando o racismo no currículo de Ciências

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5275
    Sandra Escovedo Selles, Ana Cléa Ayres, Fabiana Benvenuto
    192-219
  • Timorização da Geografia escolar: tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5562
    Vanessa Lessio Diniz, Vicente Paulino, Rafael Straforini
    220-249
  • A cooptação neocolonial da agência por meio da patologização da pobreza, da diversidade e da desigualdade nos EUA e como enfrentá-la com uma educação ativista transformadora

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5247
    Soraya Franzoni Conde, Eduardo Vianna, Araminta Pole
    250-276