Interlocuções literárias: resistência timorense e parcerias internacionais
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5245Resumo
Este trabalho, por meio de uma pesquisa histórico-documental, apresenta uma descrição a respeito de diversas iniciativas da frente diplomática do Timor Leste, no decorrer do período de domínio indonésio, fase em que a literatura timorense teve um papel fundamental como elemento de denúncia e de conscientização política, tanto em seu território como nas outras ex-colônias portuguesas. Compreendendo a importância dessas articulações históricas, políticas, literárias e culturais, na segunda parte deste texto, apresenta-se uma descrição do Curso de Literatura Brasileira realizado no Departamento de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (FEAH-UNTL), realizado durante o ano de 2014, no âmbito da Cooperação Internacional entre Brasil e Timor-Leste, como uma das frentes do Programa de Qualificação Docente, executado pela CAPES, sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina. A partir dessas descrições, fica evidenciada a importância de se pensar em um projeto de educação literária nesses diferentes contextos, de forma que se levem em consideração essas importantes inter-relações, possíveis de serem estabelecidas, e que contribuem para um crescimento cultural e científico no campo dos estudos linguísticos e literários. Teoricamente, recorre-se principalmente aos estudos de Candido (2004), Eco (2003), Guinzburg (2001) e Belintane (2017).
Palavras-chave: Literatura e resistência timorense. Cooperações internacionais.
Abstract: This work, based on a historical-documentary research, presents a description of several initiatives of the diplomatic front of East Timor during the Indonesian domination, a period in which Timorese literature played a fundamental role as an instrument of denouncement and political awareness, both in its territory and in the other former Portuguese colonies. Understanding the importance of these historical, political, literary and cultural linkages, the second part of this text presents a description of the Brazilian Literature Course held at the Department of Portuguese Language of the Faculty of Education, Arts and Humanities of the National University of Timor Lorosa'e (FEAH-UNTL), in 2014, within the scope of International Cooperation between Brazil and Timor-Leste, as one of the working fronts of the Teacher Qualification Program, carried out by CAPES, under the coordination of the Federal University of Santa Catarina. From these descriptions, it is clear the importance of thinking about a literary education project in these different contexts, in order to take into consideration these important interrelationships, which can be possibly established, and which contribute to a cultural and scientific growth in the field of linguistic and literary studies. Theoretically, this work has as mainly references the studies of Candido (2004), Eco (2003), Guinzburg (2001) and Belintane (2017).
Keywords: Timorese literature and resistance. International cooperation.
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