Tempos, espaços e memórias de guerra: diálogos com professores na província da Huíla em Angola
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5262Resumo
A proposta de artigo resulta de pesquisa de pós-doutorado realizada no Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED de Lubango em Angola. Teoricamente dialogamos com autores da epistemologia decolonial, interculturalidade, história oral, memória, patrimônio cultural e história local. Ao elaborar e desenvolver o projeto Decolonizando tempos, espaços e memórias: experiências educativas na Província de Huíla – Angola, buscamos compreender como são realizadas as aulas e atividades educativas em escolas na Província de Huíla, no tocante as questões da memória e experiências educativas a partir do estudo de documentos e das rememorações dos professores da Educação Básica. Nossos questionamentos originais foram referentes a como as questões da memória, patrimônio cultural, e história e cultura das comunidades de Huíla estão presentes nas salas de aulas. O estudo foi realizado a partir de dados coletados em escolas, narrativas de professores, no Instituto Superior de Ciências da Educação-ISCED em Lubango e na Biblioteca Pública de Lubango. Procuramos investigar os diferentes saberes, fazeres e experiências vividas amalgamadas na produção do conhecimento escolar identificando como as memórias, os patrimônios e culturas locais são agenciados nas práticas docentes em escolas na província de Huíla em Angola. Neste artigo abordamos a colonização portuguesa em Angola, a independência angolana, as memórias dos educadores sobre suas experiências educativas durante as duas guerras vividas pelo povo angolano: primeiro para conquistar a sua independência do poderio colonial português e segundo a guerra civil, que seguiu a independência.
Palavras-chave: Memórias. Experiências. Decolonialidade. Angola.
Abstract: The article proposal results of postdoctoral research carried out at the Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED of Lubango in Angola. We dialogue with the theoretical framework of authors of decolonial epistemology, interculturality, oral history, memory, cultural heritage and local history. When preparing and developing the project Decolonizing times, spaces and memories: educational experiences in the province of Huíla - Angola, we sought to understand how teachers carried classes and educational activities in schools in this province regarding the issues of memory and educational experiences. Our research relied on the study of documents and the remembrances of Basic Education teachers. Our original questions were related to how the issues of memory, cultural heritage and history and culture of the communities of Huíla are present in the classrooms. The study was carried out using data collected from schools, teachers' narratives, from Lubango’s Instituto Superior de Ciências da Educação-ISCED and Public Library. We sought to investigate the different knowledges, practices and experiences amalgamated in the production of school knowledge while identifying how teachers manage memories, heritage and local cultures in their teaching practices in this province. In this article, we discuss the Portuguese colonization of Angola and its independence. We also present the memories of Angolan educators about their educational activities during the two Angolan wars. The first was the war for independence the second was the civil war that followed.
Keywords: Memories. Experiences. Decoloniality. Angola.
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