Os Círculos de Pais e Professores nas escolas do SESI em Recife nos anos 1950: uma experiência de democracia no espaço escolar que formou Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i1.7012Resumen
Na biografia de Paulo Freire, o período anterior a 1964, por muito tempo, foi considerado por apreciadores de sua obra como uma fase marcada pela elaboração do sistema de alfabetização e pela perseguição política que o levou a partir para o exílio. Com a publicação de sua tese de doutoramento em 2001 e também devido à contribuição das biografias publicadas em 2004 e 2019, para recuperar a importância do que ocorreu antes de 1964, esse período da vida e da obra de Paulo Freire vem sendo progressivamente melhor compreendido e considerado relevante para a construção de conceitos e ideias que estão presentes em suas obras mais conhecidas, como Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido. Considerando o período pré-1964, quando Paulo Freire foi diretor da Divisão de Educação e Cultura, do Serviço Social da Indústria (SESI), como uma época de experimentações, de experiências e ensaios de teorização, que pavimentaram o caminho para textos densos e centrais no conjunto de suas ideias, o presente artigo pretende colocar em primeiro plano o intento assumido pelo Educador, em Pernambuco, de fazer da democracia uma forma de relação que poderia ser aprendida através de processos educativos. Para tanto, neste texto, destacaremos alguns princípios que Paulo Freire definiu como centrais para o aprendizado da democracia, a partir da experiência do Círculo de Pais e Professores. As fontes que priorizamos para sustentar essa exposição são textos assinados por Freire ou elaborados quando ele dirigiu a Divisão de Educação e Cultura do SESI, produzidos num período entre 1955 e 1957, portanto, antes da escrita de sua tese de cátedra, Educação e atualidade brasileira, de 1959.
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