Motivação de universitários para exercer o papel de professor voluntário em um cursinho popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i2.7138

Resumen

O objetivo desse estudo foi compreender a motivação dos universitários que atuam como voluntários em um cursinho popular e avaliar a autopercepção de bem-estar.  Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, realizado com uma análise de conteúdo em estudantes dos cursos de graduação de uma universidade federal por meio de entrevistas virtuais. Os resultados revelaram três categorias principais de motivação: satisfação pessoal, desenvolvimento profissional e desejo de auxiliar o próximo. Os voluntários perceberam a intersecção entre ajudar os alunos e encontrar satisfação pessoal, enquanto também destacaram o impacto positivo na relação professor-aluno. Em conclusão, a motivação para o voluntariado é multifacetada, incluindo a gratificação de ajudar e desenvolver habilidades, mas enfrentar obstáculos contextuais impactando o bem-estar pessoal e a relação professor-aluno.

Publicado

2023-12-11