Mulheres na docência: experiências de professoras da educação básica em Divinópolis (MG)
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i2.7590Resumen
Este trabalho parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da iniciação científica na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Divinópolis. O objetivo central é compreender as experiências de professoras da educação básica do município a partir da leitura das interfaces entre gênero e docência. A escolha do município e docentes da educação básica, justifica-se, em grande medida, pela falta de estudos da temática na região. Para tanto, mobilizamos um debate bibliográfico em torno dos conceitos de gênero e docência, no intuito de compreender o que o campo de estudos nos apresenta. Ademais, desenvolvemos a pesquisa numa perspectiva qualitativa. Realizamos entrevistas narrativas com seis professoras de escolas estaduais e de diferentes áreas de formação. A partir das leituras das narrativas foi possível mobilizar três eixos de análise: a escolha da profissão, os atravessamentos da maternidade e a insatisfação profissional.
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