Movimentos sociais, educação do campo e pedagogia da alternância

Autores

  • José Henrique Singolano Néspoli UFTM
  • Ricardo Almeida UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i2.7633

Resumo

A partir da emergência das políticas públicas de Educação do Campo, a Pedagogia da Alternância passou a ter um maior destaque no cenário educacional brasileiro. Incialmente ligada a experiência das Escolas Família Agrícola, a Pedagogia da Alternância passou a ser adotada em diversas políticas públicas de educação voltadas para as populações rurais. Neste sentido, o artigo tem por objetivo analisar a história e as características da Pedagogia da Alternância no Brasil, atentando fundamentalmente para a dimensão político-pedagógica envolvida nestas práticas formativas. Tendo em vista também que elas tem contribuído para a ampliação e democratização do acesso à educação junto aos povos do campo.

Biografia do Autor

  • José Henrique Singolano Néspoli, UFTM

    Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo-UFTM)

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Publicado

2025-01-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Movimentos sociais, educação do campo e pedagogia da alternância. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v14i2.7633. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7633. Acesso em: 21 maio. 2025.