Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em pesquisas sobre agroecologia e educação: algumas concepções
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i2.8058Resumen
Agroecologia desenvolve-se enquanto campo científico e cenário de embates sociais e educacionais, através do diálogo de saberes socioambientais, de forma transdisciplinar e interdisciplinar. Um dos desafios mundiais atuais consiste na transição para sistemas agroalimentares sustentáveis, atuando também no enfrentamento às mudanças climáticas. Nesse caminhar, para a Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino, está posta a missão de promover uma formação comprometida com a construção de um pensamento agroecológico, para a emancipação social. O presente artigo objetiva compreender algumas das perspectivas existentes na produção científica de intersecção entre Agroecologia e Educação. O estudo realiza uma revisão sistemática de literatura em portais científicos da Iberoamérica -Periódicos CAPES e Dialnet- com a chave de pesquisa Agroecologia e Educação, em português e espanhol. Identificam-se cinco temas geradores no material pesquisado: Educação Superior, Metodologias, Ação Política, Educação do Campo e Educação Ambiental, os quais se discutem através dos achados. A pesquisa identifica a produção da região principalmente no Brasil, demonstra a trans e interdisciplinaridade da Agroecologia e o amplo diálogo com o campo da Educação, apesar de apontar que é necessário ampliar ainda mais o debate científico e prático entre os campos. A pesquisa também evidencia a urgência de se defender saberes, conhecimentos e metodologias com abordagens participativas socioambientais, que superem perspectivas instrumentais e visões excludentes presentes na sociedade, herança de perspectivas epistemológicas que silenciaram outras matrizes de produção de conhecimento.
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