Sistemas agroflorestais: fortalecendo vínculos entre universidade, educação básica e natureza
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i2.8139Resumen
Por meio deste artigo problematizamos a importância dos Sistemas Agroflorestais para uma compreensão integradora entre a humanidade e a natureza. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e a metodologia participativa. A pesquisa bibliográfica foi um instrumento necessário para explicitar os vínculos entre a educação e a sustentabilidade. Já a metodologia participativa, se conformou no procedimento metodológico necessário para o desenvolvimento do Pomar de Agricultura Sustentável – POMAGRIS – que está sendo implementado e manejado por nosso laboratório junto à uma escola municipal pública em Campo Grande, MS. Esta iniciativa tem possibilitado à professores e estudantes da educação básica, em conexão com estudantes de graduação e pós-graduação em Educação da universidade; a atuação prática e teórica a respeito da sustentabilidade ambiental e multidisciplinar sobre os Sistemas Agroflorestais. Tanto os estudos, quanto a intervenção prática e participativa, permitem afirmar que a crise ambiental que enfrentamos enquanto humanidade encontra potencialidades de superação a partir do desenvolvimento de sistemas de produção que prezem pela conservação das florestas e pela sustentabilidade na produção agrícola.
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