E eu, como sujeito, recuso a ser apenas objeto: reflexões sobre educação para as relações étnico-raciais a partir do ensino de biologia

Autores

  • Cecília Santos de Oliveira Faculdade de Formação de Professores da UERJ
  • Jorge Felipe Marçal Colégio de Aplicação da UFRJ
  • Juliana Marsico Faculdade de Educação da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8434

Resumo

O trabalho investiga os discursos de Educação para as Relações Étnico-Raciais produzidos no Ensino de Biologia. Valemo-nos da análise das publicações da Revista de Ensino de Biologia da SBEnbio (REnBio) no período de 2022 a 2024. A partir de um ordenamento metodológico, foram selecionadas 29 publicações. Partindo de uma aproximação teórica com os estudos de Michel Foucault, Thomas Popkewitz e Marcia Ferreira, apostamos em uma abordagem discursiva, identificando as produções de discursos e enunciados acerca do tema, evitando-se explicações unívocas. Destacamos, em nossa análise, a produção de discursos vinculados à superação de currículos eurocentrados, à Formação de Professores como espaço para a Educação das Relações Etnico Raciais, aos efeitos produzidos pela leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos espaços escolares e de formação docente, à abertura a novas epistemologias e produção de materiais didáticos e práticas pedagógicas que produzam relações étnico-raciais positivas. Assumimos que tais enunciados acabam por legitimar visões da Educação para as Relações Étnico Raciais no Ensino de Biologia, através de regularidades discursivas. Defendemos, portanto, que a compreensão de tais regularidades propicia análises diferenciadas, que desacreditam das fixações essencializadas e nos mobilizam para um Ensino de Biologia antirracista.


Palavras-chave: História do Currículo; Discurso; Educação para as Relações Étnico-Raciais; Ensino de Biologia.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

E eu, como sujeito, recuso a ser apenas objeto: reflexões sobre educação para as relações étnico-raciais a partir do ensino de biologia. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 43–67, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v15i1.8434. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/8434. Acesso em: 5 dez. 2025.