Cotidiano escolar e justiça social no ensino de ciências por investigação: práticas, interações e agência epistêmica
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8532Resumo
Este artigo discute como perspectivas de justiça social podem constituir as práticas pedagógicas cotidianas no Ensino de Ciências, mesmo quando não é explicitamente tematizada. A partir de uma abordagem teórica ancorada na concepção de justiça social de Fraser e no conceito de agência epistêmica, analisamos duas atividades desenvolvidas em aulas de Biologia no Ensino Médio baseadas na metodologia do Ensino de Ciências por Investigação. A primeira atividade é orientada por uma questão sociocientífica relacionada às injustiças de gênero nos esportes e a segunda é orientada por uma pergunta de investigação sobre dinâmica populacional de uma espécie de planta aquática. Analisando as interações discursivas entre estudantes nestas duas situações de sala de aula, evidenciamos que ambas podem promover experiências de justiça social como processo. Argumentamos que a promoção de agência epistêmica e de ambientes de aprendizagem dialógicos contribui para a desconstrução de mecanismos institucionais que constroem e reforçam relações de poder que intentam desumanizar determinados grupos de pessoas em sala de aula. Discutimos a importância do compromisso com a justiça social na Educação em Ciências envolvendo atenção tanto à seleção de temas quanto às formas de participação e construção coletiva do conhecimento no cotidiano escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
10.18554/cimeac
