Saberes, sentidos, sujeitos e tempos de ensinar e aprender ciências com crianças: um diálogo entre a abordagem do ensino de ciências por investigação e a perspectiva da relação criança-natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8551

Resumo

O texto é um ensaio teórico que visa a provocar algumas reflexões sobre as perspectivas do Ensino de Ciências por Investigação EnCI  e da Relação Criança-Natureza - RCN. Propõe-se pensar sobre seus atravessamentos, tensionamentos e diálogos em pesquisas e práticas sobre o trabalho pedagógico com temas das Ciências Naturais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos as duas abordagens por ser a primeira de profunda aderência no campo da Educação Científica, e a segunda por ser aceita e valorizada no campo da Educação Infantil, não disciplinar. Buscamos, com essa escolha, lançar luz sobre contradições e, ao mesmo tempo, sugerir complementaridades entre as duas perspectivas a fim de contribuir para aprofundar o debate e estimular o levantamento de mais questões de pesquisa e desafios dos processos de ensino e aprendizagem e da formação docente na área de Educação em Ciências com foco na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

Saberes, sentidos, sujeitos e tempos de ensinar e aprender ciências com crianças: um diálogo entre a abordagem do ensino de ciências por investigação e a perspectiva da relação criança-natureza. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 120–147, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v15i1.8551. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/8551. Acesso em: 5 dez. 2025.