Ensino de ciências e biologia na educação do campo e na educação indígena: aproximações e singularidades
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8562Resumo
O presente artigo apresenta reflexões em torno das aproximações e singularidades entre a educação indígena e educação do campo e suas relações com o ensino de ciências e biologia. Esta análise se dá a partir das vivências das autoras como docentes em cursos de formação de professores nas Licenciaturas Interculturais Indígenas e Licenciaturas em Educação Campo em quatro diferentes universidades públicas brasileiras. Neste sentido, ao pensarem os desafios e potencialidades dessas formações, algumas aproximações como o currículo próprio, a organização em alternância, as pautas coletivas, o vínculo comunitário, a valorização dos saberes ancestrais e as ações interdisciplinares são destacadas. Em contrapartida, singularidades também são apresentadas, como a questão da língua, o forte vínculo com os movimentos sociais do campo e as particularidades de cada território. Frente a isso, nossa proposta é trazer esses aspectos como imprescindíveis, em uma formação de professores de ciências e biologia pautada pelo respeito à diversidade sociobiocultural.
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10.18554/cimeac
