Ensino de ciências e biologia na educação do campo e na educação indígena: aproximações e singularidades

Autores

  • Elisandra Carneiro Cardoso UFG
  • Marilisa Bialvo Hoffmann UFRGS
  • Marina de Lima Tavares UFMG
  • Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki UFMS

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8562

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões em torno das aproximações e singularidades entre a educação indígena e educação do campo e suas relações com o ensino de ciências e biologia. Esta análise se dá a partir das vivências das autoras como docentes em cursos de formação de professores nas Licenciaturas Interculturais Indígenas e Licenciaturas em Educação Campo em quatro diferentes universidades públicas brasileiras. Neste sentido, ao pensarem os desafios e potencialidades dessas formações, algumas aproximações como o currículo próprio, a organização em alternância, as pautas coletivas, o vínculo comunitário, a valorização dos saberes ancestrais e as ações interdisciplinares são destacadas. Em contrapartida, singularidades também são apresentadas, como a questão da língua, o forte vínculo com os movimentos sociais do campo e as particularidades de cada território. Frente a isso, nossa proposta é trazer esses aspectos como imprescindíveis, em uma formação de professores de ciências e biologia pautada pelo respeito à diversidade sociobiocultural.

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

Ensino de ciências e biologia na educação do campo e na educação indígena: aproximações e singularidades. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 68–87, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v15i1.8562. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/8562. Acesso em: 5 dez. 2025.