Interfaces e contrastes entre estágio curricular supervisionado e residência pedagógica na formação docente inicial em ciências e biologia

Autores

  • Tayana Aparecida Miranda Reis Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Leandro Duso Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8577

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar similaridades e distinções entre as experiências de estágio curricular supervisionado e de residência pedagógica vividas por estudantes de dois cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas inseridos em diferentes contextos de uma mesma universidade pública estadual mineira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, balizada por um quadro teórico-metodológico que dialoga com os campos do Currículo e da Formação Docente e cuja empiria foi produzida pela análise de documentos e de grupos focais. Com base nos resultados, discutem-se dimensões que interpelam ambas as instâncias formativas: valores profissionais desenvolvidos, processos de constituição de identidade docente, organização burocrática, relações interpessoais e interinstitucionais. Conclui-se que os estágios curriculares supervisionados podem ser aprimorados e fortalecidos pelas contribuições deixadas pelo Programa Residência Pedagógica.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

Interfaces e contrastes entre estágio curricular supervisionado e residência pedagógica na formação docente inicial em ciências e biologia. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 240–265, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v15i1.8577. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/8577. Acesso em: 5 dez. 2025.