PERFIL DA ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL EM UMA MATERNIDADE ESCOLA FEDERAL

Authors

  • Francini de Souza Rodrigues
  • Cristiane Barbosa Batista
  • GEIZA MARTINS BARROS UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v10i3.4567

Abstract

Objetivo: Caracterizar a assistência ao parto normal em uma Maternidade Escola Federal, no município do Rio de Janeiro. Metodologia: Pesquisa descritiva, quantitativa. Os dados foram coletados a partir dos registros de partos normais locais no período de julho a dezembro de 2018. Foram analisados 369 registros. Para a análise dos dados foi utilizado o programa Microsoft Excel 2013. Resultados: a maioria das mulheres possuíam idade entre 20 a 35 anos e se autodeclararam de cor parda. A assistência ao parto normal contou com práticas baseadas em evidências científicas, tais como a garantia do acompanhante no trabalho de parto e parto, uso dos métodos não farmacológicos para o alívio da dor e estímulo ao aleitamento, mas também, fez-se presente práticas desaconselhadas rotineiramente tais como: amniotomia e episiotomia e a prática proscrita como a manobra de Kristeller. Conclusão: observou-se que a assistência na referida maternidade se baseou, predominantemente, nas boas práticas assistenciais. 

Author Biographies

Francini de Souza Rodrigues

Francini de Souza Rodrigues. Enfermeira. Especialista em Saúde Perinatal pela Maternidade Escola da UFRJ. Rio de Janeiro, Brasil. Email: francinidesouza.rodrigues@gmail.com 

Cristiane Barbosa Batista

Cristiane Barbosa Batista. Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública na ENSP/FIOCRUZ. Especialista em Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – FIOCRUZ. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.E-mail: cristiane.batist@gmail.com

 

GEIZA MARTINS BARROS, UFRJ

Geiza Martins Barros. Doutoranda em Ciências da Saúde (IFF/Fiocruz). Mestre em Ciências da Saúde (IFF/Fiocruz). Enfermeira Obstétrica (UERJ). E-mail: geiza_mb@hotmail.com

References

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Published

2022-01-31

Issue

Section

Artigos Originais