SEGURANÇA DO PACIENTE NO ATO TRANSFUSIONAL: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.5170

Resumo

Objetivo: identificar os cuidados para segurança do paciente no ato transfusional. Método: revisão integrativa da literatura, realizada em abril de 2020, nas fontes de dados LILACS, BDENF, Scielo, Pubmed e Scopus. Resultados: os cuidados foram categorizados em três etapas: pré-transfusão, transfusão e pós-transfusão. Na etapa pré-transfusional, identificou-se os cuidados relacionados a correta identificação do paciente; orientação do receptor quanto ao procedimento; avaliação do acesso venoso; verificação dos sinais vitais; e, utilização de equipo próprio para hemocomponentes. Na etapa da transfusão, destacaram-se os cuidados para monitoramento do receptor; identificação de sinais e sintomas de reações transfusionais; e, controle do tempo máximo de infusão. Na etapa pós-transfusão, evidencia-se a verificação de sinais vitais e o registro do procedimento no prontuário do paciente. Conclusão: evidenciou-se que identificar os cuidados no ato transfusional é fundamental para promoção de práticas seguras nesse processo, com vistas à eliminação de falhas evitáveis.

Biografia do Autor

  • Christiani Andrea Marquesini Rambo, Universidade Federal de Santa Maria

    Enfermeira, Técnico-administrativa do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

  • Bruna Xavier Morais, Universidade Federal de Santa Maria

    Enfermeira, Mestre em Enfermagem pelo PPGEnf – UFSM. Doutoranda do PPGEnf – UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

  • Daniela Buriol, Universidade Federal de Santa Maria

    Enfermeira do CHC - UFPR /EBSERH. Mestranda do PPGEnf – UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

  • Vivian De Franceschi Brondani

    Enfermeira, Mestranda do PPGEnf – UFSM. Santa Maria, RS, Brasil

  • Tânia Solange Bosi de Souza Magnago

    Enfermeira, Professora Associada do Departamento de Enfermagem da UFSM. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Santa Maria, RS, Brasil.

Publicado

2023-08-08

Edição

Seção

Revisão Integrativa

Como Citar

SEGURANÇA DO PACIENTE NO ATO TRANSFUSIONAL: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 12, n. 3, 2023. DOI: 10.18554/reas.v12i3.5170. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/5170. Acesso em: 8 maio. 2025.