ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS NOS CURSOS DE ENFERMAGEM DAS FACULDADES E UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v13i3.7314Abstract
Objetivo: identificar oferta de disciplinas sobre cuidados paliativos nos cursos de enfermagem das faculdades e universidades públicas brasileiras. Método: pesquisa documental quantitativa; realizada remotamente em três etapas: levantamento da totalidade de instituições credenciadas pelo Ministério da Educação; a busca pela oferta de disciplinas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e em demais documentos com abordagem de cuidados paliativos e temas similares; e o registro da carga horária e grau de obrigatoriedade ao curso. Os dados foram analisados através do cálculo das frequências absolutas e relativas e análise descritiva. Resultados: Foram analisadas 117 instituições, 59,8% são Universidades Estaduais e 30,8% encontram-se no Nordeste. 78,9% apresenta Plano Pedagógico do Curso e/ou Matriz completos e disponíveis para consulta online. Nenhuma das instituições apresenta Cuidados Paliativos enquanto disciplina obrigatória e 15,6% apresenta a temática como disciplina optativa. 54% apresentam disciplinas com temáticas similares. Conclusão: Foi constatado a reduzida oferta de disciplinas nesta área.
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