PROCESSO DE ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ, 2015.

Autores/as

  • Bruna Fernandes Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
  • José Francisco Ribeiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
  • Kleiton Richard da Silva Araújo FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA - FAMEP
  • Tássio Breno de Sousa Lopes Lavôr UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v5i2.1521

Resumen

OBJETIVO: analisar o processo de assistência ao parto natural em uma maternidade pública de referência para o estado do Piauí, no ano de 2015.  MÉTODOS: Estudo de natureza exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 120 puérperas que tiveram parto normal e admitidas nas enfermarias, a coleta de dados ocorreu no período de abril e maio de 2015, através de entrevistas com as puérperas e de dados obtidos no prontuário da mesma e do recém-nascido, por meio de um instrumento de coleta de dados previamente elaborados pelos pesquisadores, para a análise dos dados utilizou-se o programa estatístico SPSS versão 20.0. RESULTADOS: dinâmica uterina 8,3%, toque vaginal 99,2%, ausculta dos batimentos cardíacos fetais 98,3%, jejum 5,8%, repouso 3,8%, controle não farmacológico da dor 32,5%, preenchimento do partograma 68,3%, presença do acompanhante 58,3%, episiotomia 18,3%, posição semi-vertical 90%, contato pele-a-pele mãe e bebê 95,8%, apgar, vitamina K e medidas antropométricas em 100% dos bebês, aleitamento materno na primeira hora de vida 77,5%. CONCLUSÕES: o processo de assistência ao parto natural está sendo realizado de forma adequada, mas existem melhorias a serem alcançadas, além da busca de novos estudos que possibilitem identificar o que pode ser feito para diminuir ou sanar as dificuldades encontradas.

Biografía del autor/a

Kleiton Richard da Silva Araújo, FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA - FAMEP

Mestrando em Gestão de Sistemas em E-Learning (UNL). Enfermeiro, graduado pela Universidade Estadual do Piauí, campus FACIME. Especializando em Enfermagem Obstétrica - FVJ; Especializando em Educação, Pobreza e Desigualdade Social - UFPI; Especializando em Metodologia do Ensino na Educação Superior - UNINTER. Docente da Faculdade do Médio Parnaíba - FAMEP das disciplinas Saúde da Mulher I e II, História da Enfermagem, Ética e Administração em Enfermagem.

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Publicado

2016-12-29

Número

Sección

Artigos Originais