A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: opiniões dos discentes

Autores

  • Reinaldo dos Santos Moura Faculdade da Seune
  • Francisco Joilsom Carvalho Saraiva Faculdade da Seune e Centro Universitário Cesmac
  • Vívian Mayara da Silva Barbosa Centro Universitário Cesmac
  • Gidelson Gabriel Gomes Centro Universitário do Vale do Ipojuca UNIFAVIP/DeVry University, Brasil http://orcid.org/0000-0002-1884-4573
  • Ana Carolina do Nascimento Calles Centro Universitário Tiradentes (UNIT) http://orcid.org/0000-0001-8035-5896
  • José Alfredo dos Santos Júnior Centro universitário CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v8i1.3012

Resumo

Objetivo: descrever as opiniões dos graduandos em enfermagem acerca da Disciplina obrigatória de Libras durante a sua formação. Método: abordagem quantitativo-descritiva e transversal. Utilizando amostra de 119 graduandos em enfermagem de uma determinada Faculdade de Alagoas, sendo aplicado um questionário fechado e realizado a estatística descritiva. Respeitando até o os princípios éticos pelo parecer nº.1.684.722. Resultados: entre os entrevistados, 76% não conheciam Libras antes de estudar na faculdade; 99% acham a Disciplina de Libras importante e relevante; cerca de 87% explicitam que aulas são proveitosas, 67% pretendem se especializar em Libras e 94% solicitam estágios com os surdos. Conclusão: o instrumento Libras ao ser ofertado quanto disciplina do curso de graduação em Enfermagem obteve impacto positivo na perspectiva dos bacharelandos.

Biografia do Autor

Reinaldo dos Santos Moura, Faculdade da Seune

Enfermeiro, Especialista em UTI e Docente do Centro Profissionalizante Santa Juliana.

Francisco Joilsom Carvalho Saraiva, Faculdade da Seune e Centro Universitário Cesmac

Licenciado em Filosofia (UNICAP); Enfermeiro pela Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio FAL). Pós graduando em Enfermagem Obstetrícia pela Faculdade Integrada de Patos. Pesquisador Especialista do Grupo de Estudos Dona Isabel Macintyre da ESENFAR/UFAL. Pesquisador do Grupo de Estudos Dona Isabel Macintyre da UFAL/CNPq.

Vívian Mayara da Silva Barbosa, Centro Universitário Cesmac

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário CESMAC - Maceió-AL. Mestranda pelo PPGENF/UFAL 2018-2019. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Qualidade e Segurança na Saúde e Enfermagem (GEPEQUASS).

Gidelson Gabriel Gomes, Centro Universitário do Vale do Ipojuca UNIFAVIP/DeVry University, Brasil

Mestre em Ensino na Saúde pela UFAL. Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde pela Faculdade Redentor / IDE Cursos. Graduado em Enfermagem pela Associação Caruaruense de Ensino Superior. Docente da pós-graduação em Urgência , Emergência e UTI da FIP/CEPEM. Docente da pós-graduação em UTI com ênfase em gestão do IDE Cursos/Faculdade Redentor. Docente do curso de enfermagem do UNIFAVIP/DeVry University, Brasil. 

Ana Carolina do Nascimento Calles, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Doutora em Biotecnologia em Saúde (UFAL/Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO). Mestre em Nutrição Humana pela UFAL. Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.  Especialista em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR e Fisioterapia em Intensiva pelo COFFITO/ASSOBRAFIR. Pós-graduada em Fisiologia do Esforço aplicada ao Desempenho a Saúde pela UNCISAL e pós-graduada em Fisioterapia na UTI pela Faculdade Redentor. Coordenadora Adjunta do curso de Medicina professora Adjunta no Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Diretora da Regional Alagoas da ASSOBRAFIR. 

José Alfredo dos Santos Júnior, Centro universitário CESMAC

Graduação em farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Alagoas, Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro universitário Cesmac, Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas. Professor do Centro universitário CESMAC.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Artigos Originais