EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Marcela Nojiri Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maria Paula Custódio Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0001-8694-1589
  • Ana Paula Geralda Moreira Duarte Escola Superior de Educação de Viseu
  • Marina Pereira Resende Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Jesislei Bonolo do Amaral Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Divanice Contim Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v8i1.3362

Resumo

Objetivo: identificar as disciplinas que nos seus conteúdos apresentam temas sobre educação em saúde. Método: Estudo qualitativo, na modalidade documental, constituído de fontes primárias produzidas entre 2010 e 2015. Os dados foram submetidos à técnica de Análise Textual Discursiva. Resultados: duas disciplinas apresentam na ementa o descritor exato educação em saúde, esses componentes situavam-se no quinto e no décimo período, nove referências básicas traziam nos seus títulos o descritor educação em saúde e um objetivo do plano pedagógico expressava o descritor educação em saúde. Conclusão: constatou-se que a educação em saúde é importante ferramenta de construção profissional, ocupando posição de destaque na formação de acadêmicos de enfermagem, no entanto, sendo necessário rediscutir seu conceito.

Biografia do Autor

  • Marcela Nojiri Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Enfermeira.
  • Maria Paula Custódio Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Enfermeira. Especialista em Neonatologia e Mestranda em Atenção à Saúde.
  • Ana Paula Geralda Moreira Duarte, Escola Superior de Educação de Viseu
    Mestranda em Educação Ambiental e Sustentabilidade. 
  • Marina Pereira Resende, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Doutora. Enfermeira. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem.
  • Jesislei Bonolo do Amaral, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Doutora. Enfermagem. Departamento de Enfermagem Hospitalar.
  • Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Doutora. Enfermagem. Departamento de Enfermagem Hospitalar.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, 2019. DOI: 10.18554/reas.v8i1.3362. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/3362. Acesso em: 8 maio. 2025.