A RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO ACADÊMICA SOBRE A PRÁTICA RACIONAL DE MEDICAMENTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v7i2.3366

Resumen

Objetivos: Apresentar a experiência da extensão acadêmica vivenciada por estudantes do curso de enfermagem, durante um Projeto de Extensão Comunitária pela Faculdade CESMAC do Sertão.   Descrição de experiência: Trata-se de um relato de experiência baseado em ações educativas realizadas em escolas da rede pública e privada no Município de Palmeira dos índios-AL, acerca do uso racional de medicamentos. Relato: As atividades foram desenvolvidas com escolares do ensino fundamental e médio, beneficiando aproximadamente 1200 escolares entre os meses de fevereiro a dezembro do ano de 2017. Os temas foram abordados de acordo com a Política Nacional de Medicamentos e Manuais do Ministério da Saúde. Considerações finais: As atividades desenvolvidas conseguem contribuir de forma significativa para a ampliação da educação em saúde, proporcionando aos beneficiados estratégias simples que garantam o conhecimento sobre o Uso Racional de Medicamentos, além de promover a integração da faculdade e a sociedade.

Biografía del autor/a

Cleanny Sales Lima, Cesmac Faculdade do Sertão

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade CESMAC – SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Paloma Larissa de Aquino Maia, Cesmac Faculdade do Sertão

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade CESMAC – SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Leiliane Leite dos Santos, Cesmac Faculdade do Sertão

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade CESMAC – SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Shirlei Silva Barreto Alves, Cesmac Faculdade do Sertão

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade CESMAC – SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Rhaylanne de Holanda Feitosa, Cesmac Faculdade do Sertão

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade CESMAC – SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Andreza Kalline Ferreira Gama, Cesmac Faculdade do Sertão

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade CESMAC – SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Laryce Rafaelli Sampaio Barros Koga, Cesmac Faculdade do Sertão

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade CESMAC – SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Alessandra Cristina Tenório, Cesmac Faculdade do Sertão

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade CESMAC – SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Jaqueline Maria da Silva, Cesmac Faculdade do Sertão

Doutora em Biotecnologia-Renorbio/IQB-UFAL, Professora adjunto III do Curso de Graduação em Enfermagem do CESMAC-SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Alayde Ricardo da Silva, Cesmac Faculdade do Sertão

Coordenadora do Curso de Enfermagem do CESMAC-SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Hugo de Lira Soares, Cesmac Faculdade do Sertão

Mestre em Ciências da Educação –UTIC - ASSUNÇÃO, Professor Adjunto – TP do Curso de Graduação em Enfermagem do CESMAC-SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

Yolanda Karla Cupertino da Silva, Cesmac Faculdade do Sertão

Doutora em Química e Biotecnologia – IQB-UFAL, Professora Adjunto – TP do Curso de Graduação em Enfermagem do CESMAC-SERTÃO, Palmeira dos Índios – Alagoas.

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Publicado

2020-08-07

Número

Sección

Relato de Experiência