ENFERMAGEM E PESQUISA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: CONHECIMENTOS E HABILIDADES PARA A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v9i1.3944

Resumen

Objetivo: identificar os conhecimentos e habilidades de enfermeiros para a prática baseada em evidência e suas práticas de pesquisa. Método: estudo realizado com 41 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, de um município no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, roteiro de questões auxiliares e grupo focal. Para análise utilizou-se estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Resultados: identificou-se que há deficiência na formação acadêmica, para habilidades em pesquisa, bem como uma alta demanda de trabalho que dificulta a busca de evidências. Os enfermeiros consideraram a experiência clínica como o principal balizador de suas ações, além de que, carecem de conhecimentos e habilidades para produzir e utilizar estudos científicos. Conclusão: ainda é um desafio desenvolver a prática baseada em evidência, tencionando reflexões acerca do processo de formação profissional e da ênfase que a pesquisa tem na graduação e nos serviços de saúde.

Biografía del autor/a

Luana Roberta Schneider, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Luana Roberta Schneider
Enfermeira
Mestre em Ciências da SaúdeDoutoranda em Ciências da Saúde
Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Rui Pedro Gomes Pereira, Universidade do Minho, Braga - Portugal

Enfermeiro

Doutor em Ciências de Enfermagem

Professor Adjunto / Adjunct Professor

Universidade do Minho / University of Minho

Escola Superior de Enfermagem  / Nursing School

Campus de Gualtar

Braga – PORTUGAL

Lucimare Ferraz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Enfermeira

Doutora em Saúde Coletiva

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó

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Publicado

2020-08-07

Número

Sección

Artigos Originais