USO INADEQUADO DO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL PÚBLICO POR ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v10i3.4442Resumen
OBJETIVO: Identificar o perfil de pacientes adultos atendidos em um pronto atendimento de um hospital público, as características do atendimento e a prevalência do uso inadequado deste serviço. MÉTODO: Estudo transversal, com dados de pesquisa matricial realizada no pronto atendimento de um hospital público no interior de Mato Grosso, com amostra de 538 indivíduos. Foram incluídas informações referentes aos usuários com idade entre 18 a 59 anos e realizada análise descritiva. RESULTADOS: A maioria dos usuários é do sexo feminino, com idade entre 18 e 27 anos, baixa escolaridade e renda familiar. A maior procura foi às terças feiras no período vespertino por sintomas relacionados a doenças infecciosas. A prevalência do uso inadequado do serviço foi de 52,9%. CONCLUSÃO: Os pacientes que buscam pelo serviço são adultos jovens, mulheres, de baixa renda e escolaridade. Os motivos que tem levado os pacientes a procurar pelo serviço de pronto atendimento são inadequados.
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