CONHECIMENTO E USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E SINTOMAS PSICOLÓGICOS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v14i1.6843

Resumen

Objetivo: Avaliar o conhecimento e uso de práticas integrativas e complementares e presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em alunos de graduação em Enfermagem em uma universidade federal de Minas Gerais. Método: estudo descritivo exploratório, com alunos de ambos os gêneros, com 18 anos ou mais, matriculados no curso de Enfermagem. Utilizou-se Google Forms e escala Depression, Anxiety and Stress Scale-21. Os dados foram analisados descritivamente. Resultados: Quarenta alunos participaram, muitos conheciam, mas poucos usavam práticas integrativas antes da pandemia, vários buscaram o tema durante a mesma e alguns começaram a utilizá-las. Alunos que praticavam relataram perceber melhora em suas vidas sem causar algum efeito indesejado. A maioria estava em grau normal ou leve, contudo, houve relatos de alunos como graves e extremamente graves para depressão, ansiedade e estresse. Conclusão: O conhecimento sobre práticas integrativas deve ser ampliado visando auxiliar na redução de sintomas nesta população.

Biografía del autor/a

Raquel Valente de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Gabrielli Sousa dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Marcella Cecilio de Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Adriana Cristina Nicolussi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental, Doutora em Ciências. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar (DEAH) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Publicado

2025-03-14

Número

Sección

Artigos Originais