CONHECIMENTO E USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E SINTOMAS PSICOLÓGICOS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v14i1.6843

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento e uso de práticas integrativas e complementares e presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em alunos de graduação em Enfermagem em uma universidade federal de Minas Gerais. Método: estudo descritivo exploratório, com alunos de ambos os gêneros, com 18 anos ou mais, matriculados no curso de Enfermagem. Utilizou-se Google Forms e escala Depression, Anxiety and Stress Scale-21. Os dados foram analisados descritivamente. Resultados: Quarenta alunos participaram, muitos conheciam, mas poucos usavam práticas integrativas antes da pandemia, vários buscaram o tema durante a mesma e alguns começaram a utilizá-las. Alunos que praticavam relataram perceber melhora em suas vidas sem causar algum efeito indesejado. A maioria estava em grau normal ou leve, contudo, houve relatos de alunos como graves e extremamente graves para depressão, ansiedade e estresse. Conclusão: O conhecimento sobre práticas integrativas deve ser ampliado visando auxiliar na redução de sintomas nesta população.

Biografia do Autor

  • Raquel Valente de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

  • Gabrielli Sousa dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

  • Marcella Cecilio de Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

  • Adriana Cristina Nicolussi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG

    Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental, Doutora em Ciências. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar (DEAH) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Publicado

2025-03-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Valente de Souza R, Sousa dos Santos G, Cecilio de Almeida M, Nicolussi AC. CONHECIMENTO E USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E SINTOMAS PSICOLÓGICOS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Rev Enferm Atenção Saúde [Internet]. 14º de março de 2025 [citado 16º de fevereiro de 2026];14(1). Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6843