CONHECIMENTO E USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E SINTOMAS PSICOLÓGICOS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v14i1.6843Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento e uso de práticas integrativas e complementares e presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em alunos de graduação em Enfermagem em uma universidade federal de Minas Gerais. Método: estudo descritivo exploratório, com alunos de ambos os gêneros, com 18 anos ou mais, matriculados no curso de Enfermagem. Utilizou-se Google Forms e escala Depression, Anxiety and Stress Scale-21. Os dados foram analisados descritivamente. Resultados: Quarenta alunos participaram, muitos conheciam, mas poucos usavam práticas integrativas antes da pandemia, vários buscaram o tema durante a mesma e alguns começaram a utilizá-las. Alunos que praticavam relataram perceber melhora em suas vidas sem causar algum efeito indesejado. A maioria estava em grau normal ou leve, contudo, houve relatos de alunos como graves e extremamente graves para depressão, ansiedade e estresse. Conclusão: O conhecimento sobre práticas integrativas deve ser ampliado visando auxiliar na redução de sintomas nesta população.
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