A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM POEMAS DE FLORBELA ESPANCA, MARIA TERESA HORTA E SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Autores

  • Altamir Botoso Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.
  • João Ricardo Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v10i1.1896

Resumo

Neste artigo, estuda-se a representação da figura feminina em três poemas das seguintes escritoras portuguesas: Florbela Espanca, Maria Teresa Horta e Sophia de Mello Breyner Andresen. As mulheres que aparecem em tais poemas não são estereotipadas em boas ou más, mas dotadas de humanidade e capazes de revelar suas intimidades, seus desejos e a disposição de assumir um papel ativo e relevante na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Altamir Botoso, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Mestre e Doutor em Letras, área de Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, campus de Assis-SP, professor do curso de Letras/Espanhol e do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Como Citar

BOTOSO, A.; RODRIGUES, J. R. A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM POEMAS DE FLORBELA ESPANCA, MARIA TERESA HORTA E SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. InterteXto, Uberaba, v. 10, n. 1, 2017. DOI: 10.18554/ri.v10i1.1896. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1896. Acesso em: 23 abr. 2024.