ESPANHOL: PERCEPÇÕES LINGUÍSTICAS E PRAGMÁTICAS DO ALUNO/LEITOR NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFG/CÂMPUS JATAÍ
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v5i2.215Resumo
Este artigo refere-se à discussão das percepções dos alunos dos 4ºs anos dos Cursos Técnicos Integrados em Informática e Eletrotécnica em relação às atividades de leitura em língua estrangeira: Espanhol (E/LE). A partir da aplicação e análise de atividade de leitura, questionário semiestruturado, entrevista e confecção de diário de classe obtiveram-se importantes subsídios sobre os "modos" de ler dos discentes, principalmente, no que tange aos aspectos linguísticos e pragmáticos. Empregaram-se, no decorrer da investigação, princípios de um tipo de pesquisa social de base empírica em que há uma relação estreita entre ação ou resolução de um problema coletivo, cuja participação do pesquisador e participantes é ativa, e esses devem ser representantes da situação ou problema a ser investigado e/ou resolvido; tal pesquisa se denomina, conforme Thiollent (2002) e Gressler (2003), como pesquisa-ação. E, ainda, para a análise e discussão dos dados usou-se o método qualitativo, segundo Serrano (1998). A fundamentação sobre o contraste de gramática e pragmática se apoia em autores como Reyes (2000), Vidal (2002) e Fiorin (2006).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/