CURRÍCULO DE LITERATURA NO 3º E NO 4º CICLOS – UM EXEMPLO COM GÊNEROS NARRATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v5i1.219Resumo
Neste artigo, pretendemos expor uma experiência de ensino com os gêneros literários no Ensino Fundamental II, mais especificamente com os gêneros narrativos, e propor um caminho para a elaboração de um currículo para o ensino de literatura nesse nível de ensino. Para isso, nos apropriamos essencialmente da visão dialógica de Bakhtin (2003) sobre gêneros, das discussões sobre gêneros literários, de acordo com Rosenfeld (1986) e D’Onofrio (2000), e da noção de progressão curricular prevista em Coll (1992) e em Perrenoud (2000). De um modo geral, um trabalho a partir de gêneros literários distribuídos por ciclos de aprendizagem permite um ensino mais sistemático e, consequentemente, possibilita maior aproximação dos alunos com o texto literário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/