LETRAMENTO RACIAL MEDIADO PELA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v10i2.2424Resumo
Este artigo, elaborado a partir de pesquisa transdisciplinar qualitativa de modalidade exploratória, traz a perspectiva do letramento racial mediado pela literatura infanto-juvenil no empoderamento das histórias e culturas africana, afro-brasileira e indígena de forma crítico-reflexivo em ambientes escolares da educação básica pública. Professores deparam-se com a falta de instrumentos pedagógicos e práticos no desenvolvimento de estratégias para melhor exercerem a atividades de conscientização das várias identidades étnico-raciais que formam o mosaico cultural do Brasil. Objetivamos responder ao seguinte questionamento: o letramento racial mediado pela Literatura Infanto-juvenil, para aprendentes da educação básica, pode contribuir de que maneira para a implementação do ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas públicas? Através desse trabalho, fizemos uma sugestão, dentre vários títulos possíveis, de alguns livros que tratam dessa temática, contudo ressaltamos que esse artigo não se limita às ideias de tarefas, mas se perpetua como caminho para novas reflexões na construção social na qual ninguém tenha que negar ou apagar sua identidade étnico-racial.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/