Poesia contemporânea e mediação de leitura: notas para a renovação do ensino

Autores

  • Eduardo Horta Nassif Veras Universidade Federal do Triângulo Mineiro / Professor Adjunto do Departamento de Estudos Literários

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v1i0.3007

Resumo

Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre as consequências da revolução poética moderna sobre o ensino de poesia. Começo discutindo conceitos chave para a formação do contexto literário atual, como os conceitos de “crise” (Marcos Siscar), “modernidade” e “tradição da ruptura” (Octavio Paz). Procuro mostrar, finalmente, como a produção poética contemporânea, especialmente no Brasil, apresenta diversos pontos de contato com a proposta de renovação do ensino de literatura, centrada na formação de leitores e no papel de mediador assumido pelo professor.

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

VERAS, E. H. N. Poesia contemporânea e mediação de leitura: notas para a renovação do ensino. Revista InterteXto, Uberaba, v. 1, p. p.39–50, 2018. DOI: 10.18554/ri.v1i0.3007. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3007. Acesso em: 23 nov. 2024.