Poesia contemporânea e mediação de leitura: notas para a renovação do ensino
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v1i0.3007Resumo
Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre as consequências da revolução poética moderna sobre o ensino de poesia. Começo discutindo conceitos chave para a formação do contexto literário atual, como os conceitos de “crise” (Marcos Siscar), “modernidade” e “tradição da ruptura” (Octavio Paz). Procuro mostrar, finalmente, como a produção poética contemporânea, especialmente no Brasil, apresenta diversos pontos de contato com a proposta de renovação do ensino de literatura, centrada na formação de leitores e no papel de mediador assumido pelo professor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/