ANÁLISE VARIACIONISTA DA AQUISIÇÃO DO /p/ EM CODA SILÁBICA POR APRENDIZES DE INGLÊS COMO LE

Autores

  • Rubens Marques de Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Fernando Cabral Alves Universidade Federal da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i2.310

Resumo

Este artigo se propõe a observar as implicações da língua materna (no caso específico, o dialeto falado na cidade de João Pessoa – Paraíba) na aquisição fonológica do inglês como LE, a partir de um fenômeno específico: a coda encerrada pela obstruinte /p/.  O estudo contou com dados de produção de LE obtidos de falantes do dialeto de João Pessoa. Os dados coletados foram estratificados em cinco variáveis independentes (nível de proficiência, tipo de coda, posição da coda, tonicidade e instrução explícita) e, em seguida, submetidos a uma análise estatística pelo software Goldvarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE & SMITH, 2005). Duas variáveis externas foram selecionadas como estatisticamente relevantes: nível de proficiência e instrução fonológica explicita.  Os resultados revelaram semelhança relevante entre os índices de epêntese na LE encontrados na Paraíba e em outros estados, como o Rio Grande do Sul e o Pará.

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Publicado

2012-11-22

Como Citar

MARQUES DE LUCENA, R.; CABRAL ALVES, F. ANÁLISE VARIACIONISTA DA AQUISIÇÃO DO /p/ EM CODA SILÁBICA POR APRENDIZES DE INGLÊS COMO LE. Revista InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 2, 2012. DOI: 10.18554/ri.v5i2.310. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/310. Acesso em: 24 nov. 2024.