QUESTÕES SOBRE ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Danglei Castro Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v6i1.312

Resumo

A problemática dos paradigmas formativos do Canon literário ganhou destaque no cenário da critica literária brasileira nos últimos anos. A reflexão discute a influência do olhar canônico no ensino de literatura nos últimos anos. Acreditamos que a situação fragmentária do ensino de literatura reflete um distanciamento paulatino do leitor em formação face às obras literárias Stricto Sensu em ambiente escolar. A investigação provém de discussões realizadas dentro do projeto de pesquisa “O ensino de literaturas em Língua portuguesa em escolas de Campo Grande/MS”, projeto com apoio financeiro do CNPq. Acreditamos que oportunizar o contato do leitor com textos literários em ambiente escolar de forma a valorizar a reflexão estética e a presença de qualidades artísticas é um dos caminhos para a construção de leitores críticos, capazes de apreender a qualidade de autores como Joaquim de Sousa Andrade, Sousândrade, corpus selecionado no artigo. Entendemos, com isso, que a constante revisão do cânone literário indica um caminho interessante na valorização do ensino de literatura para além dos limites cristalizados pela visão canônica tradicional. A ideia ao apresentarmos a obra poética de Sousândrade, é discutir a relação entre cânone, Historiografia literária e o ensino de literatura no contexto contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Danglei Castro Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Campi S.J.R.P. Professor de Literatura e cultura brasileira na Universidade ERstadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

QUESTÕES SOBRE ENSINO DE LITERATURA. Revista InterteXto, Uberaba, v. 6, n. 1, 2013. DOI: 10.18554/ri.v6i1.312. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/312. Acesso em: 15 maio. 2025.