MODALIDADE E ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO NO BRASIL E EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v5i2.318Resumo
RESUMO: Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias de modalização e os valores modais em dez artigos de opinião de jornais brasileiros e portugueses. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, de Culioli (1971). Para esse quadro teórico, modalidade corresponde ao resultado da localização abstrata da relação predicativa em relação ao parâmetro sujeito da enunciação, identificado por S0. Trabalhamos, especificamente, com a sistematização proposta por Campos & Xavier (1991) e Campos (2004), que, na seqüência da proposta de Culioli, apresentam a definição dos valores modais em diferentes graus e tipos, a saber: modalidade epistêmica, modalidade apreciativa e modalidade intersujeitos (deôntica). Nos artigos, fizemos um recorte, seguindo a proposta de Neves (2006), no que se refere aos movimentos discursivos do artigo de opinião, e, dentro da contextualização, encontramos a predominância de ocorrências de modalidade epistêmica e modalidades apreciativas, tanto nos artigos brasileiros, quanto nos artigos portugueses. Diferente dos resultados de Neves, percebemos que, desde a contextualização, o enunciador inicia o seu processo argumentativo, quando situa o coenunciador em relação ao tema tratado, de maneira a evidenciar o que defenderá como tese, não havendo, assim, fronteiras entre movimentos discursivos relacionados à contextualização e à argumentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/