ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS: REFLETINDO A PARTIR DA ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Fabiana Giovani Universidade Federal do Pampa - professor adjunto
  • FERNANDA TAÍS BRIGNOL GUIMARÃES Universidade Federal do Pampa- aluna da pós graduação

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v5i2.325

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo a análise de um capítulo do livro didático “Marcha Criança - Português”, dos autores Maria Teresa Marsico, Maria do Carmo Tavares da Cunha, Maria Elisabete Martins Antunes e Armando Coelho de Carvalho Neto. Foi realizada a análise do capítulo 06 deste livro, intitulado: “A lagarta que tinha medo de voar”. Nessa análise, objetivou-se observar quais são as concepções teórico-metodológicas nas quais os autores estão embasados e se essas concepções se mantêm coerentes com as atividades por eles propostas para serem aplicadas em sala de aula. Através dessa análise, percebemos que há certa disparidade entre a concepção teórica apresentada pelos autores e as atividades propostas para serem realizadas com os alunos. Os exercícios propostos no livro didático analisado se apresentam em parte coerentes com a concepção teórica apresentada no livro do professor. Porém há momentos em que a prática se distancia enormemente da teoria, causando contrariedades entre o que é dito e o que é feito efetivamente. Além disso, percebe-se, também, que o próprio discurso dos autores apresenta algumas contradições, que se explicitam, por exemplo, no uso concomitante que fazem de termos que envolvem concepções teóricas distintas, como é o caso do termo redação de um lado, concorrendo com o conceito de gênero textual de outro

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

GIOVANI, F.; GUIMARÃES, F. T. B. ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS: REFLETINDO A PARTIR DA ABORDAGEM DO LIVRO DIDÁTICO. Revista InterteXto, Uberaba, v. 5, n. 2, 2013. DOI: 10.18554/ri.v5i2.325. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/325. Acesso em: 24 nov. 2024.